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19 de Abril de 2024

Seccionais da OAB disponibilizam navegador voltado para advogados

Publicado por Thiago Andrade
há 6 anos

Você já passou nervoso na hora de acessar o e-saj ou o PJE na hora de ingressar com uma ação? Ou passou nervoso porque o tal do Java não estava instalado, apesar de você ter instalado repetidas vezes sem sucesso?

A OAB/MS, em parceria com a Ajuda Direito, disponibiliza o navegador ADV para seus advogados, um browser voltado para a advocacia em geral, que reúne todos os sistemas de peticionamento do Brasil em um único lugar. Diferentemente do navegador disponibilizado pelo CNJ, que disponibiliza apenas o sistema PJE.

O Java já vem instalado e configurado, e os certificados digitais pré-configurados. Basta acessar aqui e escolher entre download direto ou download via google drive.

Idealizado por Bruno Miranda, publicitário e pós Graduado em Inovação e Mídias Interativas pela Universidade Federal de Goiá (UFG), o projeto tem parcerias com a OAB Goiás, através da Comissão de Direito Digital e Informática e com a OAB-BA, através da Comissão de Informática Jurídica, segundo relatado no próprio site do navegador.

O navegador do advogado exige um plano de assinatura mensal, exceto para os advogados das seccionais conveniadas. Atualmente são as de: Goiás, Bahia, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Para aqueles de outras seccionais há a disponibilização de um período de testes de 30 dias, e ao final será necessário a escolha de um dos planos disponíveis, que varia entre R$ 9,90 a R$7,90 por mês, um preço acessível e interessante, especialmente se considerarmos o custo do tempo perdido por ter o navegador travado ou para resolver algum problema técnico (como instalar módulos e atualizações do java).

De qualquer maneira, para você advogado que compartilha daquelas frustrações, vale a pena procurar saber mais.

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8 Comentários

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Como disse alguém: a tecnologia veio para resolver os problemas que não tínhamos. O sistema é tão bom, que é necessário ter diversos navegadores e, inclusive, um 'camaleônico': que se mimetiza para satisfazer as estruturas eleitas pelos tribunais... continuar lendo

Olá, Thiago.

Gostaria de fazer uma contribuição, que pode ser útil para quem não conseguir acessar os sistemas no Navegador do Advogado.

Em algumas ocasiões, pode ser que o computador, mesmo instalando esse browser, não abra os sistemas (ou não consiga acessá-los utilizando o certificado digital).
Isso ocorre devido à incompatibilidade das versões mais recentes dos navegadores (Chrome, Firefox, Explorer, Opera, entre outros) com o Java. Tais navegadores deixaram de oferecer suporte ao Java, e por isso, não é mais possível acessar os sistemas nas versões recentes.
É interessante notar que o Navegador do Advogado é baseado no Firefox, e como já mencionado no artigo acima, reúne todo os sistemas de peticionamento do Brasil.

No meu escritório, tivemos bastante dor de cabeça ao tentar utilizar os sistemas, tanto pelos navegadores convencionais, quanto pelo Navegador do Advogado.
Mas depois de alguns dias tentando solucionar o problema, consegui fazer com que funcionasse nos nossos computadores, da seguinte forma:
Como já havia instalado uma versão recente do Firefox (que era incompatível com o Java e consequentemente não abria os sistemas), instalei o Navegador do Advogado. Porém, mesmo por esse navegador, não consegui ter acesso aos sistemas.
Desinstalei o Firefox atualizado, bem como o Navegador do Advogado.
Procurei a versão 42.0 do Firefox (que ainda oferece suporte ao Java) e instalei.
Também instalei uma versão mais antiga do Java.
Após isso, instalei o Navegador do Advogado, e consegui ter acesso aos sistemas normalmente.

Um detalhe importante é que após baixar a versão do Firefox mais antiga, você não deve clicar em "Sobre o Firefox", pois isso automaticamente irá iniciar o download das versões mais recentes, que são incompatíveis.

Espero ter ajudado aos que já estiveram prestes a arrancar seus cabelos tentando utilizar os sistemas de peticionamento ou o browser sem sucesso.
:D continuar lendo

Muito obrigado Khalil, excelente a sua contribuição!

No meu caso, eu não tinha o firefox instalado (eu usava um navegador russo baseado no chrome) quando instalei o navegador do advogado e logo de primeira consegui acesso a todos os sistemas sem problemas. Fiquei muito aliviado porque estava sendo uma verdadeira tortura acessar o e-proc do TRF1 rs.. e por isso quis compartilhar com os colegas aqui.
Confesso que minha calvice precoce foi assentuada por causa desses problemas..
Abraços continuar lendo

O problema não está em navegadores, java ou tecnologia da informação em geral. O colega Khalil Vaz já teceu uma bela explanação de quantos problemas teve que resolver para fazer funcionar até o tal Navegador do Advogado. Sabe quando é que eu, que atuo no RJ, vou assinar um plano desse navegador, que ainda vai me gerar outros problemas até funcionar ? É jamais. Trabalho normalmente com ambientes eletrônicos, sem o menor problema, utilizando navegadores gratuitos. Eu, simplesmente, mantenho o java em versão antiga. Não atualizo. Somente isso. É ele o causador dos problemas se você atualiza.

O problema principal e evidente é que o Poder Judiciário não investe, decididamente, em tecnologia. Só aqui nesse Brasil é que existe essa situação. Gasta fortunas com o que só interessa aos seus membros e os usuários dos ambientes eletrônicos que se lasquem. Eles, inclusive, uma boa parte, sequer sabem manusear os sistemas eletrônicos com habilidade. Disso eu tenho pleno conhecimento. Quem usa é o assessor, o secretário, o estagiário, o técnico judiciário, etc. continuar lendo

Realmente, é negligência do poder judiciário. Plugins tipo Java e Flash já não são mais suportados há pelo menos um ano, e isso foi amplamente divulgado, com antecedência, no mundo da tecnologia. Nenhuma página hoje em dia tem desculpa pra usar tecnologias obsoletas e inacessíveis. continuar lendo

Uma dica muito importante, independente da versão do JAVA ou navegador

> nunca deixe o prazo pra ultima hora ! continuar lendo